Convidados

Jose Marques de Melo

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Publicou meia centena de livros e coletâneas, mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Fundou e dirigiu sociedades científicas espaço ibero americano. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, pensamento comunicacional latino-americano, história das ciências da comunicação.

Maria de Lourdes Netto Simões

Possui doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e, pela mesma Universidade, pós-doutorado em Literatura Comparada e Turismo Cultural. Coordena o Grupo de Pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais ICER, na Universidade Estadual de Santa Cruz. É comendadora da Ordem do Ensino Público, através de comenda outorgada pela Presidência do Governo Português. Presta consultoria a projetos relacionados a literatura, cultura, turismo, memória e identidade.

Maria Cristina Gobbi

Maria Cristina Gobbi concluiu o Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP, o doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo em 2002. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e em TV Digital da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Diretora de Documentação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), Consultora ad-hoc (Institucional e dos Cursos de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação INEP/MEC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano e Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latinada do CNPq. Diretora Suplente da Cátedra Unesco de Comunicação, Editora Assistente – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacion – ALAIC. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Latino-Americana, Culturas Juvenis, Diversidade Cultural, EaD e TV Digital.

Betania Maciel

Possui doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo UMESP (2002), mestrado profissionalizante Máster em Ciência, Tecnologia y Sociedade: Comunicação y Cultura pela Universidade de Salamanca USAL – Espanha (2000), mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (1994) graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1982). Professora do Programa de Mestrado em Extensão Rural para o Desenvolvimento Local – POSMEX na Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, professora titular da Faculdade Santa Maria e da Faculdade Boa Viagem. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Metodologia de Ensino e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local. Presidente da rede Folkcom – Rede de Estudo e Pesquisa em Folkcomunicação da Cátedra UNESCO de comunicação para o desenvolvimento regional.

Roberto Benjamin

Discípulo direto de professor Luiz Beltrão, criador da folkcomunicação, foi presidente da comissão nacional de folclore e atual presidente da comissão pernambucana de folclore. Professor do PosMex da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do GT de Folkcomunicação na ALAIC. Autor de vários livros e centenas de artigos e pesquisador da Rede Folkcom.

Severino Lucena Filho

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-doutoramento no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro-Portugal (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, atuando principalmente nas temáticas: festas populares, comunicação e cultura organizacional e turismo cultural. Autor de livros na área de Folkcomunicação(Folkmarketing) e Turismo e pesquisador da Rede Folkcom.

Osvaldo Meira Trigueiro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, cultura, folclore, televisão e folkcomunicação.

Fábio Rodrigues Corniani

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Pesquisador na área de Comunicação e membro da Rede Folkcom desde sua fundação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Folkcomunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: folk-mídia, cultura brasileira, teoria da comunicação, comunicação comparada, produção gráfica, criação publicitária, pesquisa mercadológica, marketing e metodologia científica.

Luiz Custódio da Silva
Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), possui mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano e informação, imprensa regional, informação e cidadania, pesquisa na paraíba e ensino de pesquisa.

Maria Erica de Oliveira Lima

Doutora em Comunicação Social, área: Processos Comunicacionais, (Umesp) com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto (2004-2005), como bolsista do Programa AlBan. Pesquisadora em Comunicação, com ênfase em Indústrias e Estudos Culturais, Mídia local e regional, Folkcomunicação, Estratégias políticas e econômicas de grupos midiáticos, Comunicação e Religião. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Estudos da Mídia.

José Amalio de Branco Pinheiro

possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (1969) , especialização em Literatura Hispano -americana pela Universidad de Chile (1970) , mestrado em Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980) , doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) . Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Formalismo, Mesticagem, Radicalidade, Serie e Tinianov.

Anúncios